Estereótipos

|

Para quem não sabe o que é um estereótipo, um estereótipo é o que se chama às caracteristicas unicas de cada tipo de pessoa que têm em comum. Dá-nos uma capacidade incrivel de julgar pelas aparências. Exemplos: Se é preto, rouba; Se é loira, é burra; Se joga futebol feminino, é fufa... Podia continuar aqui a noite toda. Os estereótipos são moldados porque realmente há maioria absoluta nas caractericas de cada tipo de pessoa. Claro que por causa de alguns pagam todos. Mas há coisas boas nisto tudo. Sem estereótipos, não haveria metade das piadas que há. Porque para se fazer uma piada, tem que se gozar com alguem e como quase nunca se especifica-se a personagem, seria muito complicado. Bem mas eu quero falar é de alguns estereótipos.


Negros - O que vem à cabeça quando se vê um negro na rua? Que só gosta de fazer mal, que ouve kizomba, kuduru e hip-hop, e se lhe derem uma bola de basket ele faz um brilharete. Isto é o estereótipo dum negro. Mas se virem um negro de fato e gravata, ou uma bata de doutor, vão pensar exactamente o contrario, ou então vão dar valor a mais do que merece. "Assim é que é! Enquanto os irmãos dele andaram a roubar maquinas de tabaco, ele andou a estudar Direito! Ganda homem". Agora se for um branco, "Mais um bem-vestidinho do car****". E ainda se queixam de serem vitimas de racismo... Aposto que se um grupo de negros vai a passear na praia, o pessoal pensa logo que vem aí um arrastão. Ou se um mal vestido vai ao banco, vai já assaltar.

Gordos - O que é que as pessoas imaginam quando pensam num gordo? Uma bola suada a comer qualquer coisa cheia de calorias, de cabelo à pente 2, bastante lenta e preguiçosa. Realmente são quase todos assim e quem é gordo não é porque nasceu gordo. O problema para que seja tão facil julgar um gordo, é porque a grande maioria não faz para mudar isso. Por isso quem se esforça continua a ser julgado. A sua fama causa muitos problemas. Só um gordo descarado é que come sozinho num sitio cheio de gente. Não sei quanto aos outros, mas eu quando era gordo, comer sozinho fazia-me sentir... gordo. O melhor era quando via os outros a olhar, parecia que pensavam "Olha o cabrão do gordo a encher o bandulho", mesmo quando era uma simples sandes de manteiga.

Prostitutas - Estas coitadas sofrem tanto. Não conheço nenhuma (que realmente se ponha na rua, e que cobra por isso, mas conheço muita cabra por aí), mas imagino o sofrimento que é quando se sentem julgadas pelos outros. As pessoas pensam que as prostitutas são todas badalhocas cheias de doenças (pombos?), só porque praticam o sexo como muita gente, e sabe-se lá que comer é que a panela já cozeu. Mas pensem um bocadinho. Quando se vai ao supermercado, ninguem compra fruta podre. Só porque muito pénis já passou por lá, não quer dizer que a senhora pense "Bem vou ter que lavar depois qualquer das formas, por isso deixo tar assim". A prostituição é como qualquer outro serviço. A diferença é que não se disconta para o IRS.

Estilistas - Primeira imagem que vem à cabeça é um gajo vestido de cor-de-rosa, com poses à jogador de basket. Lá está, as pessoas pensam que todos são boiolas porque a grande maioria farta-se mesmo de mulheres. Até o gajo mais macho começava a querer experimentar outras coisas se ele não tivesse deixado de ser amamentado quando era bébé. Se nós continuassemos a mamar, provavelmente iriamos querer mamar qualquer coisa diferente. Aqueles estilistas que mantêm uma relação com uma rapariga apesar de verem 20 pares de seios por dia, é porque não olham para ela apenas com desejos carnais.

Chineses - Como estou cheio de sono, este é o ultimo. Bem, todos os chineses sabem Karate, fazem frango frito com amendoas e abrem uma loja mais facilmente do que arranjam emprego numa. A culta deste estereotipo não é nossa. Eles abusaram nos filmes com Karatecas Chineses, a ementa dos restaurantes não têm bitoque de vaca, e fazem parte da familia de 20 pessoas que gere a loja, sendo todos irmãos e irmãs, sem contar com o pai e a mãe que arranjaram mão de obra quase de graça.

A sociedade não é cruel, apenas transmite a verdade. Estereótipos = Maioria absoluta.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Web Hit Counter
DSL Internet Access

©2009 Bifana no prato | Template Blue by TNB